NOTÍCIAS





Segurado deve continuar buscando direito à desaposentação na Justiça, afirmam especialistas


Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 13.183/15, que institui nova regra para aposentadoria. Foi vetado, no entanto, o artigo que permitia a desaposentação.

A falta de previsão legal expressa para a desaposentação continuará sendo o principal argumento do INSS para negar a aplicação do instituto.

"Todavia, há previsão legal proibindo a utilização deste instituto, o que permite ao segurado procurar o Poder Judiciário para tentar melhor o seu benefício, já que continua contribuindo para o sistema."

Os especialistas acreditam que a aprovação da fórmula 85/95 deve aumentar o número de pedidos de desaposentação na Justiça, para que o benefício seja calculado com base na nova regra.

O direito à desaposentação ainda será definido no STF. Em outubro de 2014, a Corte deu início ao julgamento dos RExts 661.256 e 827.833, com repercussão geral reconhecida, sobre se aposentados que continuaram a trabalhar podem trocar sua aposentadoria. Até o momento os ministros Marco Aurélio e Luís Roberto Barroso votaram no sentido de que o instituto da desaposentação é possível, e os ministros Teori Zavascki e Dias Toffoli se manifestaram em sentido oposto. O julgamento está suspenso por pedido de vista da ministra Rosa Weber.

ENTRE EM CONTATO
PARA MAIS INFORMAÇÕES
DESAPROPRIAÇÃO

Há mais de 20 anos na área de desapropriação, Rodriguez Gonçales Advocacia hoje é o maior escritório especializado em todo Brasil, atuando em SP, RJ, PR, BH, PA, BA e RS.